quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Construindo através dos olhos de uma criança



Hoje (12) é comemorado o 'Dia das Crianças'. Dia, esse, que apesar de ser uma data comercial, tem também o intuito de aproximar os pais de seus filhos, interagir os mais novos com os mais velhos. E, principalmente, fazer com que 'os que não são mais crianças' relembrem os tempos que os fizeram aproveitar a vida da melhor forma que existe - brincando!
Se você, assim como eu, nasceu nos Anos 80 e permaneceu brincando até os Anos 90, sabe que nossa infância foi a melhor, sem exageros! Aprendíamos tudo de forma manual, jogando com os amigos, inventando e interagindo entre nós mesmos. Tivemos nosso 'Primeiro Gradiente', onde aprendemos que cantar não só poderia espantar os males como nos fazer descobrir se podíamos ser bons ou não naquilo. Foi quando beber 'Coca-Cola' era o maior de todos os prazeres, e colecionar aqueles engradados em miniatura nos fazia competir e dar o melhor de nós para que os merecessemos. Quem nunca estudou com mais anseio só pra ganhar um 'Pense Bem', ou pediu pro 'Papai-Noel' uma bicicleta? Quando que pensávamos em fazer outra coisa a não ser brincar com 'Magic Pop' e sentir aquele pozinho estourando em nossa boca? E quem nunca precisou engasgar com uma bala 'Soft' pra aprender a tomar cuidado. 'Esconde-esconde', 'Pega-pega', 'Telefone Sem Fio', 'Passa Anel', 'Batata Quente', 'Detetive', 'Queimada'... pois é, foram tantas brincadeiras que hoje só nos resta lembrar com muito carinho do quanto elas nos ajudaram em nosso aprendizado.
Mas por que deixar de ser criança se é justamente essa essência que nos mantém vivos, que nos ensinou e fez com que hoje fossemos justamente quem somos. Assim como num ciclo, nossos conhecimentos são passados adiante. Seja através de nossos irmãos, de nossos filhos, sobrinhos, ou até mesmo através das nossas aptidões! Aqueles gibis que você criava, aquelas redações que valiam 10, a forma como você se preocupava em ajudar os animais, a mania de defender sempre os amigos, a forma como era agradável olhar as estrelas e sempre fazer um pedido esperando que isso fosse realmente se realizar. Quem sabe tudo o que você sempre quis ser quando criança, não é exatamente o que você está vivendo nos dias de hoje, ainda que seja da forma mais subjetiva e invisível aos olhos dos outros.
Ser criança é brincar, é aprender, é entender, é buscar, é imaginar. Não existe maior dom que o ser-humano possa acalentar que não seja a inocência de uma criança. Aproveite esse dia pra reviver, para relembar. Olhe através dos olhos de uma criança, e se sua vida ainda não tiver sido construída, essa é a hora. Feliz dia das crianças!