terça-feira, 3 de setembro de 2013

A audiência da TV ABERTA no Twitter


Velho conhecido do público brasileiro, o IBOPE foi a primeira empresa do mundo a oferecer o serviço de medição de audiência de TV em tempo real, a partir de 1988, em São Paulo. Desde então o sistema constrói sua amostra com base nos dados do censo demográfico brasileiro, realizado pelo IBGE e nos estudos sociodemográficos do próprio IBOPE, que atualmente é a única empresa a medir a audiência televisiva no país.

Mas hoje sabemos que as Redes Sociais têm uma grande influência na mídia e precisam ser consideradas na hora de avaliar o tipo de conteúdo que está agradando aos brasileiros.

Pensando nisso, o site Qual Canal buscou o apoio de empresas que possuem uma participação de peso nesse mercado, como o Twitter, além do próprio IBOPE, e desenvolveu uma forma de se medir a audiência dos programas de TV na internet.

Confira os resultados mais recentes:



Dá pra perceber que o público da internet gosta mesmo é de ver o circo pegar fogo no reality show 'A Fazenda', exibido pela Record, além de comentar os desastres e acertos da sua novela das 9, 'Amor à Vida', da Globo. Além disso, o espectador brasileiro também está bastante interessado nos divertidos - e recheados de merchandising - 'CQC' e 'Pânico', ambos da Band. O SBT também mostra que acertou ao desenvolver o remake da série-novela 'Chiquititas'. Já outros canais como a RedeTV! parecem estar em baixa, pois nem aparecem no ranking.