sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sexta-feira 13 | Estreia nos cinemas 'Invocação do Mal'; leia a crítica


Com o intuito de deixar a sua sexta-feira 13 verdadeiramente apavorante, está sendo lançado nos cinemas o novo filme do cineasta asiático James Wan, que deu frescor ao gênero de terror quando apresentou ao mundo o primeiro 'Jogos Mortais' (2004), sucesso de crítica e público que rendeu uma valiosa franquia para os cofres da Lions Gate. Seguindo os passos de seu antecessor, 'Invocação do Mal' parte não apenas de uma forma de assustar, e sim de várias delas.

A trama acompanha a história real da família Perron (Ron Livingston e Lili Taylor), assombrada na década de 70 em uma casa no campo de Rhode Island, nos Estados Unidos, onde o casal queria apenas criar suas filhas em um ambiente seguro, não se dando conta de que estavam expondo-as a um grande perigo. Neste cenário é narrada a investigação empreendida pelos chamados demonologistas, Ed e Lorraine Warren, mundialmente conhecidos, chamados para ajudar a família a enfrentar uma entidade demoníaca poderosa que está querendo se apossar de seus novos moradores.

De acordo com Ed Warren, existem três etapas da atividade demoníaca: a Infestação - sussurros, passos, a sensação de outra presença que leva à segunda etapa; a Opressão, momento onde a vítima é perseguida por uma força externa que subjuga sua vontade e conduz à terceira e última etapa, a Possessão. Ao lado de sua esposa Lorraine, o casal foi pioneiro no estilo moderno de caça a fantasmas, utilizando equipamentos técnicos e capturando provas em filme e fita cassete. Algo que chama a atenção neste filme é a forma como o foco não está apenas na família que está sendo assombrada, mas também nos demonologistas e em suas fragilidades.


Vera Farmiga (a atual Norma Bates da série televisiva 'Bates Motel'), Patrick Wilson (de Sobrenatural, também de Wan) e Lili Taylor (a eterna Eleanor de 'A Casa Amaldiçoada'), todos nomes conhecidos do grande público, formam um trio poderoso de personagens que certamente vão ser notados pelos espectadores. Mas se o elenco foi escolhido com muita inteligência, os elementos sobrenaturais do filme ganham ainda mais destaque quando inseridos pertinentemente na trama, baseada nas forças sobrenaturais mascaradas em brinquedos e outros objetos que realmente existem e se mantém protegidos no museu ocultista dos Warren até hoje, como a temida boneca Annabelle. Sustos, gritos e real pavor, inevitavelmente farão parte da sua sessão de cinema quando o prólogo de 'Invocação do Mal' entrar na tela.

Certamente a produção do filme não estava para brincadeiras quando decidiu transformar esta assustadora história em um longa-metragem que deve mexer com o imaginário de qualquer espectador, fazendo-o se identificar com pelo menos uma daquelas referências de sua trama; seja através daquele boneco esquisito que parecia fazer a alegria da sua infância, mas que por algum motivo te assustava, ou pelas antigas obras apavorantes que deveras o fizeram ser hoje um fã de filmes de suspense e horror.