quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Crítica do filme 'Dose Dupla'


Em 'Dose Dupla' (2 Guns), Mark Wahlberg e Denzel Washington são dois cobaias de um perigoso roubo a banco que vai levá-los a um perigoso envolvimento em um cartel de drogas mexicano. Adaptação dos quadrinhos de Steven Grant e Mateus Santolouco, publicados pela Boom! Studios, o filme de ação e comédia é dirigido pelo islandês Baltasar Kormakur e cumpre bem seu papel de entreter e arrancar sorrisos da platéia ao investir em boas doses de ação e humor.

Sendo este o segundo filme do diretor Baltasar Kormákur nos Estados Unidos - o debut foi em Contrabando (2012) - somos apresentados a um agente especial e um perito em inteligência militar que foram criados dentro do sistema e educados no âmbito das agências do governo que perseguem seus objetivos sem se importarem com as consequências. A composição dos heróis enganados e enganadores que se esforçam por entender a grande pilha de dinheiro roubado e, em seguida, se enfrentam quando suas identidades são reveladas, torna a projeção bastante eficaz, mesmo não ofertando uma trama das mais originais.


Aos 58 anos - sendo 39 deles somente de carreira - e vencedor de dois Oscar por 'Tempos de glória' (1989) e 'Dia de Treinamento'(2001), além de uma recente indicação ao prêmio da Academia por sua aclamada atuação em 'O voo' (2012), Denzel Washington estava à procura de algo mais divertido para amenizar os papéis dramáticos que sempre foram recorrentes em sua carreira quando aceitou viver o papel do descontraído agente Bobby, cujo lema é “Quando isso acabar, eu vou matar você”. Já Mark Wahlberg, aos 42, estava mais seguro por estar acostumado a tais papéis como em 'Ted' (2012) e o recém lançado 'Sem dor, sem ganho', onde vive personagens engraçados, assim como o divertido suboficial Stig.

Juntos os dois ‘amigos’ desenvolvem a química perfeita que vai fazê-los se conectarem rapidamente ao público. Em ritmo frenético onde vivem os mais diversos típicos de situações conflitantes, os atores são desafiados a pensar e a agir como um agente duplo, assim como precisaram aprender a roubar bancos, serem jogados de caminhões em movimento e escapar de chuvas de balas contra eles, elementos típicos de filmes de ação, que, em partes, eram desconhecidos pela dupla.

Liderando as bilheterias norte-americanas em seu final de semana de estreia, o filme arrecadou US$ 27,3 milhões, segundo dados provisórios da Exhibitor Relations, e obteve boa aceitação do público até mesmo para ganhar uma continuação - já que os quadrinhos acabaram de lançar a sequência da saga original que inspirou o filme - e iniciar uma possível franquia. E se depender da excelente sintonia entre Walberg e Washington isso pode facilmente acontecer, afinal, juntos eles dão personalidade à projeção e protagonizam uma dupla e tanto nas telas.